headline photo

Entendendo a necessidade de se fazer cadastro na lan

terça-feira, 1 de julho de 2008

O Cadastro de clientes é mais do que necessário, é indispensável!!!

Poucos percebem a importância no tratamento com cliente, me refiro ao ATENDIMENTO PERSONALIZADO, onde só em mencionar o referido nome o cliente sente-se visto, lembrado e adora saber que alguém ao menos sabe o seu nome, uma questão de atenção. O primeiro passo pra isso é fazer com que exista um CADASTRO DE TODOS OS CLIENTES que acessam na loja, independente de ser um cliente frequente ou o que chegou pela primeira vez e está somente de passagem.

Faça seu cliente se sentir privilegiado e começe a criar uma política de bonificação valorizando o cliente, uma ótima oportunidade pra isso é presenteá-lo em seu aniversário com tempo grátis na loja ou então enviar um lindo cartão de aniversário dias antes do mesmo. Mas como você vai saber qual é a data de aniversário de seu cliente se não possui de repente nenhum dado dele? Impossível!

É preciso conhecer bem nossos clientes, saber suas necessidades, como gosta de ser chamado, qual são suas preferências e o começo dessa boa relação começa com SEU NOME que logo você saberá no ATO DO CADASTRO.

Até agora mostrei os fatores positivos quanto a necessidade de haver um cadastro, ter um banco de dados com o principal sobre o usuário que frequenta sua loja, só que infelizmente sabemos que existem pessoas mal-intencionadas que podem aproveitar uma brecha e cometer um crime cybernético, já que a lan é um centro público de acesso e por isso se torna mais dificil a identificação do sujeito que cometeu determinado crime virtual, eu falei difícil e não impossível!

Saiba que caso esse criminoso virtual não seja identificado, mesmo assim alguém terá que ser responsabilizado pelo crime, e aí entra a questão das lans, pois já que o infrator não foi encontrado, então o veículo pelo qual o crime foi realizado é penalizado! Por isso FIQUE ATENTO, o proprietário da lan house ou cyber café pode pagar por um crime que não cometeu, por ter sido cúmplice pois forneceu o meio pelo qual o crime foi feito, ou por irresponsabilidade em não poder identificar ao certo qual usuário estava naquela máquina, naquela dia e hora.

Mas e se de repente alguém na hora de apresentar o documento de identificação com foto, como RG por exemplo, no ATO DO CADASTRO, este mesmo for FALSO? Bom, aí é outra história, que caberá a polícia identificar o meliante que falsificou a documentação. A coisa fica mais complicada pra ele nesse instante pois além de ser penalizado pelo crime que cometeu virtualmente també irá responder por falsificação de documento e/ou falsidade ideológica!

ATENÇÃO PRINCIPALMENTE QUANTO AOS MENORES

Ao efetuar o cadastro, o mais sensato é cobrar um termo de autorização assinado pelo pai ou responsável contendo endereço do menor, telefone dos pais pra qualquer eventualidade, e os dados da escola onde estuda como também o horário que está na escola pra não haver problemas de evasão escolar, agindo assim, estaremos melhorando a imagem das lans com uma boa política de proteção quanto ao menor. Lembrando que no caso do menor, o ideal é a cada início de ano, esse cadastro seja atualizado, pois muitos mesmo não mudando de escola, mudam de horário de aula.

DICA: Nessas horas o melhor é se ter como uma ótima ajuda um bom gerenciador que em caso de por exemplo o menor esteja querendo acessar em horário de aula haja um bloqueio, nesse caso o gerenciador pode ter uma opção de quais horários o menor está impedido de acessar, pois além da aula normal muitos fazem esportes, aula de reforço, curso de idiomas e nessas horas conversar com o pai ou a mãe é importante, até mesmo por uma questão de confiança deles em conhecerem a política de trabalho da loja e não havendo impecilhos ou preocupações quanto á frequência de seus filhos na lan.

Outra dica legal é que pelo menos com o gerenciador que uso, o Habitus Internet Manager, quando o usuário está fazendo aniversário ao logá-lo na máquina aparece um cartão virtual com SEU NOME com uma linda mensagem desejando feliz aniversário.

0 comentários: